A dificuldade em escrever. Ou melhor, a dificuldade em agradar escrevendo.

0
889

 

Livro

Tenho observado, com grande alegria, que o leitor brasileiro ficou mais crítico nas suas leituras. Fiquei surpreso com a vasta quantidade de blogs literários que existem mo Brasil. Não fiz uma pesquisa (ainda), mas é realmente um número muito grande para se menosprezar.

Recentemente escrevi um texto sobre incentivar a ler (no meu blog WWW.navioerrante.blogspot.com.br), desde pequeno e que isso melhoraria a visão de mundo da criança. Apesar de ainda existirem pais que não incentivam seus filhos a entrar nesse universo que é a leitura, recebi muitas mensagens de pessoas que foram incentivadas pelos pais ou de alguma outra forma (escola, parentes, amigos), e hoje incentivam seus filhos. Isso é uma ótima notícia.

Com a leitura em dia podemos exercer melhor inclusive nossa cidadania, pois nos tornamos críticos aos políticos que prometem e muitas vezes não cumprem… Podemos acompanhar jornais, revistas, noticiários e assim ficar mais atento ao que acontece no Brasil e no Mundo.

Vejo também que há uma incidência maior de escritores brasileiros fazendo sucesso, mesmo com grandes livros escritos por grandes escritores estrangeiros. Aos poucos o autor brasileiro está subindo degraus na preferência do leitor. E o que é melhor ainda, livros nacionais com qualidade. Não sei se era preconceito ou preguiça mesmo de ler alguma obra nacional, mas nos últimos anos os únicos livros que comprei foram a trilogia 1808, 1822 e 1889 do escritor Laurentino Gomes e uma coletânea de contos de Luiz Fernando Veríssimo Comédias Brasileiras de Verão. Todas as outras obras eram de escritores estrangeiros (ótimos livros, mas tudo de fora).

Quando criei meu blog e passei a ser parceiro com resenhas de livros (nacionais e internacionais) pude apurar mais essa questão do advento da literatura nacional. Aí alguém pode perguntar: mas o que o título do texto tem a ver com o conteúdo? Boa pergunta, e a resposta é simples. Conclui-se que como o leitor brasileiro ficou mais critico com a interatividade da internet, e com isso os autores nacionais tiveram que melhorar sua escrita e sua criatividade para conseguir leitores que preferiam os estrangeiros.  Aí que entra a parte de agradar. Aos autores brasileiros eu levanto minha bandeira: vamos escrever mais e com qualidade.

Os leitores merecem. E gostam.

Antonio Henrique Fernandes Neto

Colunista

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here