Amar é Mar – Luis Enrique Kato

0
148

Tenho esse livro autografado pelo autor, e no meu exemplar, ele escreveu: “Espero que este livro te proporcione algumas reflexões”. E fiquei abismado com o tanto de reflexões que o livro me proporcionou.

Sinopse: O que os sentimentos são capazes de proporcionar em uma pessoa?
Após perder a avó materna, no final de 2012, Luis iniciou uma jornada que lhe proporcionaria inúmeras lições sobre a vida. Ela não é fácil, mas não significa que não pode ser bela.
Em meio a contos e crônicas, o livro retrata a transição de um pré-adolescente rumo ao início de sua vida adulta.
Seja muito bem-vindo a essa viagem.
“A vida tem sido como um oceano, com ondas altas e baixas. Queria que a maré fosse calmaria para poder navegar com meu barquinho”.

Vejo esse livro como um grito que está querendo sair de um casulo que foi construído por angustia, sofrimento e dor. Como a sinopse no apresenta, Luis, o autor, começa a escrever suas lições a partir da morte da avó materna. E isso se torna até uma terapia para a mente, algo que o autor vai tratando até superar.

O sentimento que está mais forte nesta obra é a saudade, mesmo que você esteja cercado de pessoas que o ama, a perda de uma pode te desestruturar por completo, e vemos um adolescente tentando superar essa perda, e ao mesmo tempo em que ele luta para seguir em frente, as lembranças sempre estarão presentes.

Ao invés de seguir com uma escrita linear, o autor opta em construir o livro por crônicas destas lutas diárias, algo que não estou acostumado com leitor, mas com isso, Luis, nos mostrando seu processo de evolução, medos e possíveis fracassos. De forma sutil ele brinca com as palavras, mas seu o propósito é te acertar em cheio suas reflexões com base em suas experiências.

O livro tem várias frases, de pessoas famosas que enobrece o livro, porém achei em certos pontos chega a ficar saturado, pois queria mais do autor no momento da leitura. Ao cair de cabeça nos pensamentos do autor, me senti tão envolvido que cheguei a esperar um final diferente do eu é apresentado, mas possa ser que outras pessoas aceitem melhor do que eu.

Dei 3,5/5 estrelas no Skoob. “Amar é mar” tem 200 páginas e foi escrito por um autor brasileiro, foi lançado em 2017 pela Editora Coerência. Está tão bem diagramado que li de uma vez.

Quero saber sua opinião, comente o que acho, deixe suas impressões.

Confira minhas outras resenhas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here