As flores do meu Jardim

6
1350

Um jardim para ser belo e aprazível precisa ser cuidado. E nesse caso, o jardineiro tem a maior das responsabilidades. Deixar o local visualmente lindo e com flores de vários perfumes.

Todos os dias o jardineiro tem que cuidar da terra, jogar adubo, tirar o excesso e as ervas daninhas, que todo jardim tem.

É um trabalho que exige paciência, mas principalmente tem que gostar de mexer com terra e de plantas.

As plantas, do mesmo modo que as pessoas e animais, reagem ao seu humor. Se estiver feliz, pode ter certeza que as plantas e as flores também estarão, pois pode observar que ficarão mais brilhantes e com cores mais vivas e altivas.

Mesmo as flores e plantas mais bonitas precisam ser podadas para que possam crescer e se tornar mais belas ainda.

A nossa vida pode ser comparada a um imenso jardim.

E nós somos esse jardineiro.

Cada planta e flor são os nossos parentes e amigos. Pode perceber. Mesmo que não queiramos, os inimigos ou aqueles que desejam o nosso mal, também estão lá. São como ervas daninhas que precisam ser extirpadas do jardim. Caso contrário vão ser proliferar e acabar com tudo. Ou seja, altamente nocivo.

Já os nossos amigos e aqueles a quem amamos temos que cuidar com carinho, adubar, ajudar a crescer, para que o brilho deles sempre ilumine o nosso caminho e a nossa Vida.

Também é preciso podar de vez em quando. Igual as plantas, há algumas coisas que em excesso pode prejudicar o crescimento, que no nosso caso seria o amoroso e intelectual.

Assim também é o jardim da minha vida. Com muitas flores e plantas que cultivo há tempos. Alguns mais, outros menos, mas sempre tomando conta, podando e cuidando para que ervas daninhas não danifiquem o meu jardim. Não tenho medo de me sujar na terra e procuro sempre ter um bom adubo. E também procuro diversificar bastante as flores do meu jardim.

O jardineiro também toma muito cuidado com quem entra e sai, para não ter que consertar tudo de novo depois.

E você? Está cuidando de seu jardim?

Antonio Henrique Fernandes

Colunista

6 Comentários

  1. Antonio, Parabéns pelo texto.

    Realmente devemos ter muito cuidado com o nosso jardim, principalmente cuidar para retirar o que não serve e manter apenas o que nos ajuda a florescer. É muito importante sabermos o que é importante e o que é dispensável, garantindo assim a nossa saúde física e mental.

    Parabéns.

    • Obrigado Lia,
      é sempre importante cuidar do nosso “jardim pessoal”, não esquecer nunca de tirar as ervas daninhas, regar e adubar…
      beijos

  2. Linda mensagem e reflexão.
    Temos, realmente, que cultivar os jardins da nossa alma, através da família e dos amigos, e por que não, de todos aqueles que precisam de um pouco de água e adubo.
    Parabéns!

    • Obrigado Priscila,
      Adubar e regar sempre. e tomar cuidado com as ervas daninhas.
      um abraço.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here