As verdades que nunca te contaram sobre a igreja católica – Alexandre Varela

0
444

 

Esse livro foi lido em parceria da Arca Literária e a Editora Planeta e é um livro muito interessantes sobre a história de uma religião que é amada e odiada por muitos.

Religião a parte, o livro traz temas sobre os quais a igreja foi sempre questionada como a inquisição e as cruzadas, chamadas por muitos de holocausto em nome de Jesus.

O livro começa com uma revelação a respeito de um suposto pedido de perdão do Papa João Paulo II sobre a inquisição. Muito se foi notificado na época mas o livro traz o verdadeiro tom do tal pedido.

O livro é separado por duas partes, inquisição e cruzadas, e estas em capítulos. N parte sobre a inquisição traz algumas revelações sobre o sistema feudal, inquisições espanholas e romana e outras curiosidades. Na parte das cruzadas tem três capítulos sobre a ascensão, queda e retomada de Jerusalém. Todas as partes contam com uma conclusão.

A leitura flui bem, o livro tem várias citações, muito bem documentado, muito bem pesquisado, tem uma linguagem simples, conta também com algumas tirinhas que deixam a leitura divertida.

Um exemplo de história apresentada no livro é sobre a morte de Joana D’arc. Ela lutou para a libertação da França pela Inglaterra. Ao ser capturada foi julgada por um bispo e setenta docentes da Universidade de Paris, todos vendidos ao governo da Inglaterra. Foi deixada na prisão, sob tortura por cinco meses, no dia 30 de maio de 1431 foi levada à fogueira. Sabe o que é mais interessante? A igreja não a condenou, a inquisição foi usada para manipular a morte de Joana, sendo que 25 anos depois o processo inquisitorial foi acabado e ela foi inocentada.

Esse livro pode ser a infelicidade de alguns e a felicidade de outros, depende do ponto de vista.

Num momento que estamos onde as informações são jogadas em nossas caras e muito se compartilha sem nem ao menos se dar ao trabalho de pesquisar, esse livro vem na contramão disso, tudo aqui falado é muito explicado e referenciado.

Ao final uma vasta bibliografia nos deixa mais interessados a continuar a pesquisa.

Super recomendo para católicos ou não, que se interessam por história de verdade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here