Cultura da Leitura

0
239

Cultura da Leitura

Navegando pela internet e participando de vários grupos da plataforma digital Wattpad, temos a impressão que o nosso país tem muitos escritores e, diante de algumas obras, uma quantidade enorme de leitores.

No entanto, segundo últimas pesquisas, a média de livros lidos pelos brasileiros é de aproximadamente 04 por ano. E já foi melhor. Em 2008, segundo a mesma empresa que realizou a pesquisa, a média era de 4,7.

Fazendo uma comparação entre homens e mulheres, estas estão ligeiramente em vantagem. Há mais leitoras entre as mulheres do que entre os homens.

Estudantes lêem mais, porém, muitos dos livros são leituras obrigatórias.

De acordo com o Índice de Cultura Mundial, nosso país ocupa a 27ª posição entre os leitores. O primeiro lugar está ocupado pela Índia, onde leitores gastam cerca de 10 horas e 42 minutos semanais com leituras. Por incrível que pareça, entre os países latinos, não estamos em primeiro, estando atrás até mesmo da Venezuela.

Há alguns fatores, é claro, que também colaboram para esses índices: o alto preço dos livros. Ler no Brasil acaba sendo um exercício caro, onde só quem tem dinheiro pode obter um livro.

Felizmente existem as bibliotecas. E infelizmente existem os políticos, que nunca investem em bibliotecas públicas, municipais ou estaduais. Eu mesmo fui um rato de biblioteca. Li muito, até onde pude e onde consegui livros bons.

É preciso mudar essa estatística. E começa em casa. Um país que lê se torna um país muito melhor. Precisamos que os pais ensinem suas crianças que ler é o melhor aprendizado que existe, e incentivem a ler. O maior poder que podemos ter em nossas vidas é o Conhecimento, e ele passa, muitas vezes, pela leitura. SE queremos ser um país de primeiro mundo, é preciso que o povo leia mais.

Eu já fiz a minha parte. Minha filha é uma leitora voraz. E você? Fez a sua?

Antonio Henrique Fernandes

Colunista

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here