Necessidade de Estima

2
765

Esta aparece após serem saciadas as necessidades básicas, de segurança e sociais. Que são conhecidos como “necessidades de deficiência” ou D-Needs.

É a quarta etapa da pirâmide de Maslow, fazendo parte do grupo de “necessidades de crescimento” ou B-Needs, onde nós temos o autorreconhecimento e a capacidade de reconhecimento por parte de terceiros, ou seja, é quando nos orgulhamos de nós mesmos, assim como ter a admiração, o orgulho, e o respeito alheio.

Precisamos nos aceitar como somos para conseguirmos evoluir. O amor próprio é essencial para nos manter de bem conosco.

Uma pessoa que não se ama, não consegue reconhecer seus próprios feitos e valores, vivendo no negativismo, infeliz. Aprender a se dar valor fortalece a autoestima, fazendo-se se orgulhar dos seus feitos; admirando suas conquistas; respeitando a si mesmo e ao próximo.

Em suma, não estamos em busca apenas de uma aceitação do grupo em que estamos ou queremos nos inserir, e sim à procura do reconhecimento pessoal e do grupo, demonstrando nossa importância dentro dele. Além da aceitação, queremos o reconhecimento.

 

Referências:

https://www.significados.com.br/piramide-de-maslow/

(acessado em 07/01/2018)

http://ramonkayo.com/conceitos-e-metodos/o-que-e-a-hierarquia-de-necessidades-de-maslow

(acessado em 07/01/2018)

https://novaescolademarketing.com.br/marketing/piramide-de-maslow/

(acessado em 07/01/2018)

2 Comentários

  1. Pensamentos mais do que verdadeiros… Como amar alguém, se nós não conseguimos nos aceitar como somos e procuramos, apenas, nos caracterizar em outras pessoas. Aceitar suas ideias sem pensar, segui-las sem separar a sua vida da dela. É uma confusão de sentimentos e o Homem é um turbilhão de emoções enraizadas em seu interior. É difícil viver consigo mesmo, aceitar as suas limitações e compreender que o amor está dentro de nós e, é só dar vazão a ele. A vida fica bem mais fácil!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here