Recomeços

8
1942

A vida é sempre um eterno recomeço. Há fases em nossas vidas que permitem esses recomeços. Muita gente acha que a vida começa quando nascemos, mas vou um pouco além e aqui me permito divagar, não tornando essa conversa em algo mais etéreo ou de fundo religioso, afinal, falo de recomeços.

A forma como nós conhecemos, de viver a vida, nos dá essa certeza que podemos mudar quando quisermos aquilo que não gostamos. Muitas vezes não temos esse controle total, mas temos ainda assim a liberdade de escolher o caminho pelo qual iremos andar por algum tempo. Por que digo algum tempo? Porque nem todo caminho é perene. Nem reto. Há muitas curvas e encruzilhadas.

É nessas encruzilhadas que temos que tomar decisões. Essas decisões espelham uma nova vida.

Quando saímos da nossa tenra infância, onde o que se pode e deve é apenas brincar, entramos na vida escolar. Não porque queremos, mas porque é uma necessidade intrínseca do ser humano. Quanto mais aprendemos, mais temos condições de tratar bem o ser humano (aqui divaguei, pois nem sempre isso acontece). E aí saímos do ensino fundamental para o ensino médio.

Nessa etapa da vida escolhemos até mesmo se queremos namorar. Se bem que não é uma questão de querer. Muitos querem, mas botar isso em prática é diferente de pessoa para pessoa (eu mesmo, enquanto aluno, nunca namorei, apesar de ter minhas paixões juvenis).

Mas é na fase adulta que podemos dizer que é o grande recomeço de uma vida. Onde suas escolhas determinarão o seu futuro.

Um casal se conhece, namora, casa, tem filhos, constitui um lar… e depois se separa. Fim? Não! Para mim só existe um fim. A morte. Mesmo separado há um recomeço e para isso basta fazer o que tenho dito nesse texto: escolher.

Do mesmo modo quando perdemos um emprego. Podemos recomeçar em outro emprego, estudar e fazer um concurso.

Simplificando tudo, o que quero dizer é que para haver recomeços, é necessário que se faça algumas escolhas. Uma coisa depende muito da outra.

E nunca é tarde demais para se fazer uma escolha e recomeçar, mesmo que do zero, uma nova vida.

Pense, reflita e, finalmente, escolha!

Antonio Henrique Fernandes

Colunista

 

8 Comentários

  1. Muito bom, amei o texto.

    Realmente nunca é tarde para recomeçar e na realidade não é algo difícil, conforme dito no texto, basta que façamos uma escolha. Muitas vezes é o medo que impede as pessoas de recomeçarem, medo de fazer escolhas erradas, não sabendo que a vida é justamente feita de escolhas, sejam elas boas ou ruins, o importante mesmo é que possamos tirar bons ensinamentos de cada decisão que tomamos e recomeçar toda vez que for necessário.

    • oi lia,
      Obrigado, e concordo em tudo com o que vc comentou. Somos reféns de nossas escolhas, mas são nossas. para o bem ou para o mal. E recomeçar é querer mudar através de uma escolha.
      bjs

    • Obrigado Vânia, exatamente isso. a vida sempre tem um recomeço, basta querermos.
      bjs

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here