Uma Breve História do Brasil – Mary Del Priore e Renato Venâncio

0
122

Com uma linguagem fácil e acessível a todo tipo de leitor(a), característica sempre presente em suas obras, a historiadora Mary Del Priore nos apresenta “Uma Breve História do Brasil”, lançado no ano de 2010 pela Editora Planeta do Brasil. Com 319 páginas, o livro também possui a assinatura do historiador e professor Renato Venâncio.

De forma sucinta, todavia com muita qualidade, a obra discorre sobre alguns fatos que se iniciam com os preparativos e a saída da esquadra portuguesa rumo às índias, liderada por Pedro Álvares Cabral, e que aportou em abril de 1500 em terras americanas que hoje se chama Brasil, até o período do primeiro governo Lula, nos primórdios do século XXI. Gravuras e fotos ilustrativas também fazem parte do conteúdo do livro.

No decorrer das páginas, são narrados eventos como a chegada dos portugueses e os primeiros contatos com os habitantes locais; a preocupação da coroa com a exploração das terras descobertas; conflitos com outros países europeus interessados na colônia; a formação das vilas e cidades; a chegada da família real e as mudanças consequentes, como a abertura dos portos às “nações amigas”.

O livro traz também aspectos que vão contribuir de forma decisiva para a proclamação da Independência. Os autores chegam a mencionar que o 7 de Setembro de 1822 seria uma consolidação do que foi conquistado a partir da abertura dos portos, 14 anos antes. Os últimos capítulos vão abordar o processo que antecedeu a República e de que forma esse sistema se desenvolveu ao longo dos anos.

Recomendado para quem gosta de historia, e para quem não gosta também (excelente oportunidade de tomar gosto pela coisa). Para quem tem curiosidade sobre fatos históricos importantes que marcaram o país ao longo desses anos. Uma chance de aprender mais, e quem sabe ter uma melhor compreensão desta terra que se chama Brasil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here